O Ladrão de Raios

The Lightning Thief (no Brasil, Ladrão de Raios) é o primeiro livro da série Percy Jackson e os Olimpianos, escrito por Rick Riordan e traz a mitologia grega para os dias atuais.

Enredo

Percy Jackson é um garoto-problema de 12 anos que nunca conheceu o pai e vive com a mãe e o padrasto chato em Nova Iorque. Tachado de disléxico e hiperativo, nos últimos seis anos foi expulso de seis escolas. Apesar de estar acostumado a esquisitices em sua vida, quando, na última escola, a professora de matemática se transforma em um monstro mitológico e tenta matá-lo, Percy começa a desconfiar de que não é um menino normal…

Em uma excursão escolar, para defender Grover de Nancy, Percy a lança em um chafariz... A primeira demonstração da hidrocinese de Percy se dá aí. A sua prof.ª de matematica o chama e se revela uma das Fúrias de Hades. O sr. Brunner, seu professor de latim, o salva com uma espada disfarçada de caneta. Após destruí-la, fatos estranhos se desenrolam na vida de Percy. Até que ele chega ao Acampamento Meio-Sangue, descobre que sr. Brunner é Quíron, o centauro que treinara heróis como Hercules e Jasão, e que seu amigo Grover Underwood, é na verdade um sátiro. Conhece Annabeth Chase, Dioníso, Luke Castellan e Clarisse.

A partir destes fatos, ele descobre que é acusado de roubar o raio-mestre de Zeus, a ordens de seu pai, Poseidon. Para provar a sua inocência, Percy, Annabeth e Grover saem em busca do raio-mestre e eles conhecem ninguém mais ninguém menos que; Hades deus dos mortos, Ares deus da guerra, Equidna testadora de deusas Medusa, Cérbero o protetor da entrada e saida do Tartaro, Poseidon deus do mar e Zeus deus dos ceus.

Personagens

  • Percy Jackson - Percy é uma menino de 12 anos que tem o dom de se meter em problemas. Após uma aula no Museu Metropolitano de Arte, Percy é atacado por uma das Fúrias de Hades. Logo se seguem acontecimentos estranhos a sua volta e ele descobre ser um semi-deus (filho de um mortal com um dos Deuses mitológicos), e vai morar no acampamento Meio-sangue, sob a olhar de Quíron. Junto com seus amigos, Grover e Annabeth, Percy tem a missão de resgatar o Raio de Zeus e evitar uma grande guerra entre deuses.

  • Annabeth Chase - Filha da deusa Athena, Annabeth foi morar no acampamento Meio-sangue muito pequena, por não se adequar a sua 'família' mortal. Frustrada por não sair do acampamento, ela espera pela concretização de uma 'profecia', e assim voltar as missões. Annabeth usa um boné que a torna invisível, presente dado por sua mãe e muito útil em diversas situações. Ela ajuda Percy a resgatar o raio de Zeus, na sua primeira missão como um 'Herói', e assim viram bons amigos.

  • Grover Underwood - Melhor amigo de Percy na escola, Grover estava sob disfarce para vigiar o herói, a pedido de Quíron. Ele é um sátiro (meio humano, meio bode) e ajuda nosso herói na sua missão de resgatar o Raio de Zeus. Grover sonha em conseguir sua permissão de buscador, para assim sair a procura do grande Deus Pan.

  • Luke Castellan - O líder da toca de Hermes no Acampamento Meio-Sangue. Luke: Filho de Hermes, foi o primeiro amigo de Percy no acampamento. É monitor no chalé de Hermes e perito em esgrima. Usa sua espada Mordecostas, metade-aço, metade-bronze celestial, que podia matar tanto mortais quanto monstros. Contribui para formar Percy na arte da batalha. No entanto, no final do livro, ele trai Percy e deixa-o "meio morto", revelando que ele trabalha para o Titã Cronos.

  • Poseidon - Senhor dos Terremotos. Portador das Tempestades. Pai dos Cavalos. Deus do Mar. Poseidon é o pai de Percy e um dos Três Grandes Deuses. Mesmo a distância, ele ajuda o herói em sua missão para tentar evitar a guerra com seu irmão.

  • Zeus - Deus do céu e Senhor supremo do Olimpo. Após ter seu Raio mestre roubado debaixo do seu nariz, Zeus vê em Percy o sinal da traição do irmão Poseidon. Achando que seu irmão que roubou sua arma, Zeus da um prazo para que lhe devolva a arma, e ainda dificulta a vida de Percy.

  • Ares - Deus da guerra e pai de Clarisse. Ares foi quem tomou o raio mestre de Zeus das mãos de Luke e tirou proveito, com um pequeno incentivo, para causar uma guerra entre os Deuses. Durante a missão de Percy, ele induz o herói para que ele faça um serviço ’sujo’ e assim colocar mais lenha na fogueira da guerra. Ares luta contra Percy, e quando se vê encurralado, decide usar seus poderes, mas foi impedido por uma força estranha.

  • Sra Dodds (Alecto) - Uma das fúrias de Hades que era a professorra de iniciação a álgebra de Percy, ela vigiava ele, mas ele a transformou em pó. Mais tarde aparece no onibus a procura do elmo de Hades e depois aparece inocentando percy e pegando o elmo de seu mestre.

  • Procrusto - Um gigante que vivia em Los Angeles e era vendedor de colchões. Tentou matar Percy e seus amigos, mas ele foi preso em sua própria armadilha e morto por Percy.

  • Tia Eme - A medusa da mitologia era vendedora de estátuas de jardim (na verdade, seres petrificados por ela mesma). Foi morta por Percy, que mandou a cabeça para os deuses, depois devolvida para ele por seu pai, Poseidon, para que ele petrificasse seu padastro, Gabe Ugliano.

  • Caronte - O servo de Hades que leva as almas mortas pelo rio Aqueronte, levou Percy e seus amigos pelo rio.

  • Minotauro - O primeiro monstro que Percy enfrenta, tem seu chifre arrancado.

  • Equidna - Mãe de todos os monstros, uma dos dois únicos seres ameaçadores que Percy não mata.

  • Quimera - Filho de Equidna, que tem cabeça de leão, corpo e pata de bode, e rabo de cobra com uma cabeça da mesma na ponta do rabo. Disfarçada de chihuahua, derrota Percy e o envenena, mas não o mata, ela e sua mãe (Equidna) são as únicas criaturas que Percy não mata.

  • Cérbero - Cão de três cabeças que guarda o Mundo Inferior.

 

OlimpoBr © 2010 Todos os direitos reservados.

Crie o seu site grátisWebnode